Neste importante Bioma de nosso país, pecuaristas estão deixando de caçar Onças, que anteriormente eram vistas como uma ameaça aos seus rebanhos bovinos, para desenvolverem o turismo fotográfico, onde turistas de todo o Brasil e do Mundo podem apreciar a beleza da Onça livremente no seu habitat.
A Onça Pintada é um animal crepuscular e solitário que caça formando emboscadas. Ela caminha solitária e silenciosa entre diferentes árvores, galhos e arbustos, passando por riachos e rios a procura de suas presas. Tudo isto acompanhada pelos visitantes, que, de dentro de barcos e caminhonetes, desfrutam deste espetáculo à sua frente.
Conforme a Onça se movimenta lentamente, é como que se aquele enorme e lindo animal fosse desenhando a natureza e deixando um rastro de beleza por onde passa. Ao acompanha-la, é possível ver e imaginar desenhos e contornos fascinantes, enquadramentos perfeitos e, acima de tudo, o inesperado…
Será mesmo ela pintada, ou está pintando? Preservemos as Onças e o Pantanal!!!
A Onça Pintada é o terceiro maior felino do Mundo e o maior das Américas. Atualmente encontra-se quase extinta em algumas regiões, como na América do Norte e Central.
No Brasil, sua presença é raramente observada nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, porém, ainda há em grande número na região Norte e Centro-Oeste, com destaques à Floresta Amazônica e Pantanal.
Para que este extraordinário animal seja preservado, é importante a conscientização de seu papel no topo da cadeia alimentar. São as Onças, por exemplo, as predadoras de animais como Queixadas e Catetos, que, em populações descontroladas, são responsáveis por danos elevados nas lavouras de milho do Centro Oeste.
O equilíbrio das cadeias alimentares e a harmoniosa convivência entre seres humanos, fauna e flora são a base para um desenvolvimento sustentável. Um exemplo disto é o Pantanal.