A MAGIA DOS VAQUEIROS

Ser vaqueiro vai além de exercer uma profissão, é uma forma de se viver. Os vaqueiros causam curiosidade e encanto nas pessoas por serem figuras que vivem isoladas, em Fazendas distantes dos grandes centros urbanos, dividindo seu dia a dia com a natureza.

Madrugam antes do sol raiar para tirarem leite da vaca, passam o dia no campo para cuidarem do gado e retornam somente ao entardecer.
Mas enganam-se aqueles que acreditam que a vida do vaqueiro é somente de encanto;a lida com o gado não é fácil, pois o boi é um animal selvagem que precisa ser dominado, as pastagens são vizinhas das matas, que escondem a temida onça-pintada, além de enfrentarem o sol, protegidos apenas pelo chapéu.

Em suas casas, apesar de boas moradias, não encontram as facilidades das cidades. É normal a falta de energia, a falta de acesso à internet e as crianças necessitam viajar horas para estudarem nas cidades mais próximas.

Apesar dos vaqueiros estarem presentes em todas as regiões do Brasil, seus dias podem estar contados. Com a modernização da pecuária, a realidade do campo vem se alterando. As mulas e burros estão sendo substituídos por motocicletas e caminhonetes e o olhar dos vaqueiros, por drones e satélites.

Os meninos, que antes sonhavam seguir a vida de seus pais, hoje desejam seguir outras profissões nas cidades atrás de uma vida com mais conforto.

Este ensaio são algumas fotos de um trabalho maior, que busca retratar um pouco da Magia dos Vaqueiros do Centro Oeste Brasileiro, tentando mostrar o árduo trabalho que executam ao manejarem a boiada no campo, a beleza estética da interação entre homem e animal, além da incrível sensação de liberdade que é viver nos lugares mais remotos deste nosso Brasilsão…nsação de liberdade que é viver nos lugares mais remotos deste nosso Brasilsão…